quarta-feira, 21 de abril de 2010

RALLY de PORTUGAL




Loulé recebeu apresentação do Rally!


Após a apresentação em Lisboa, ontem, do Vodafone Rally de Portugal, - a prova pontuável para o campeonato do Mundo (WRC), que arranca a 27 de Maio -, novamente em terras alentejanas e algarvias, com o objectivo de "voltar a ser o melhor rali mundial", Carlos Barbosa responsável pela organização da prova, afirmou na altura que “hoje em dia, já é o melhor rali do Mundo, mas vamos tentar provar e mostrar isso!"

Esta manhã, realizou-se na sala da assembleia municipal da CM de Loulé, a apresentação oficial no Algarve do Rally de Portugal 2010. Presentes à cerimónia, o presidente da CM de Loulé, Seruca Emídio, Rogério Bacalhau vice-presidente da CM de Faro, Nuno Aires presidente do Turismo do Algarve, e por parte da organização Automóvel Clube de Portugal (ACP) Pedro de Almeida e António Mocho, este em representação do presidente do ACP, Carlos Barbosa, que não pode comparecer ao acto por motivos profissionais.

O press-officer do Rally de Portugal, Fernando Petronilho, iniciou a apresentação do evento, dando a palavra ao anfitrião Seruca Emídio, presidente da CM de Loulé, que formulou os seus votos para que o público adira, “cada vez mais, de forma entusiástica, mas também responsável, como tem acontecido nos últimos anos”. Seruca Emídio acentuou ainda, que gostaria “que toda a comunicação social – regional e nacional -, desse especial ênfase à participação positiva do público em geral, para que o número de visitantes aumentasse substancialmente, como tem sido habitual ano após ano”.

Para terminar o edil louletano, manifestou a sua satisfação, de mais uma vez, o seu município contribuir para a realização do Rally de Portugal, “e numa forma mais directa com a utilização do Estádio do Algarve para as etapas mais espectaculares deste Rally…”

Segundo António Mocho, do ACP, o retorno financeiro directo desta prova ronda os 60 milhões de euros, de acordo com um estudo de impacto económico promovido pela Universidade do Algarve.

Para terminar a apresentação, Pedro de Almeida, responsável técnico da organização do Rally, recordou que a estrutura base do Rally de Portugal 2010 mantém as mesmas características da edição de 2009, “Vamos manter nesta edição de 2010 as três etapas habituais, com 16 troços na estrada e duas super especiais no Estádio Algarve, uma a abrir e outra a encerrar”, anunciando que a grande novidade da organização (ACP) deste ano é a realização da primeira super especial ao fim da tarde, no Estádio Algarve.

“Iremos manter nesta edição de 2010 as três etapas habituais, com 16 troços na estrada e duas super-especiais no Estádio Algarve, uma a abrir e outra a encerrar”.

Após a primeira super especial, no Estádio Algarve, a 27 de Maio, segue-se a etapa de Santa Clara, com dupla passagem por três classificativas, mas cujo percurso é no sentido inverso ao de 2009; Ourique, numa versão mais curta no final; e Silves, sem alterações.

A segunda etapa segue o percurso Almodôvar, com uma nova versão; Vascão, com um novo final, e São Brás de Alportel, que se mantém numa versão idêntica. Esta etapa tem três classificativas, com duas passagens cada.

A etapa decisiva, a 30 de Maio, inclui uma dupla passagem por duas classificativas: Felizes, uma nova versão do troço do Malhão; e Loulé, na mesma versão de 2009. O dia inclui também a segunda super especial, no Estádio Algarve, antecedendo a cerimónia de entrega de prémios.

A prova como habitualmente terá “headquarters” no Estádio Algarve/Parque das Cidades, e vai decorrer ao longo de seis municípios do Algarve e Alentejo: Loulé, Faro, São Brás de Alportel, Silves, Ourique e Almodôvar.

No Rally de Portugal “Revival”, os carros clássicos, com homologação anterior a 31 de Dezembro de 1981 vão regressar à estrada. A prova reunirá cerca de 25 concorrentes que participarão nas Super Especiais do Rally nos percursos da segunda e terceira etapas, no período entre as duas passagens dos concorrentes participantes no WRC.



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